Saturday, October 2, 2010

SOB NOVA DIREÇÃO!!!

Há muito tempo meu ofício me fez abrir uma loja, e para mantê-la aberta, custou minha vida toda, até esse vivo momento.
Me especializei em trabalhar e vender sonhos e muitos foram os clientes.
Alguns acreditaram no que eu vendia e até compraram, outros pediram fiado e nunca mais pagaram, mas sei que foram felizes, só não puderam pagar.
Outros não se interessaram e não voltaram mais.
No começo vendi muita farra e alucinações, pacotes perfeitos para amores efêmeros e desesperados, mas na maioria expiravam na manhã seguinte após a coca-cola gelada.
Declarações de amor emergenciais que pudessem passar a dor rapidamente, também havia muita saída
Paixões de um a sete dias, também tinham boa aceitação, eram vendidos como pacotes turísticos em ocasiões especiais, quando a solidão se tornava extremamente perigosa.
Pacotes de carinho e dengos, tinham clientes regulares, mas em pouca quantidade, geralmente levavam um tempo para convencer e vender aos clientes antigos que chegavam a conclusão, que esses eram produtos muito bons.
Esses clientes rarearam com o passar dos anos, mas os pacotes de amor... Ah! Esses estavam empoeirados, não haviam meio de sair!
Nunca mais ouvi alguém chegar com "a" certeza no balcão e pedir com o coração.
Passaram-se quase quarenta anos, quase insolúveis problemas fiscais, mobília velha, balcão quase acabado, o chão já gasto pelos clientes que andavam pelos mesmos caminhos; e eu, mais que nunca querendo vender meus sonhos, talvez por egoísmo ou insistência, sempre tive "a" certeza que sou o melhor cliente de mim mesmo.
Mas aconteceu um dia: a fiscalização me pegou!
Meus papéis estavam sem atualizações, muitos dos meus pacotes emocionais estavam vencidos há anos, até o livro de fiados estava inelegível.
Eu tive que fechar a loja, mas não entreguei o prédio.
Isso nunca faria, afinal como dizia Tom Jobim, sou o síndico de mim mesmo, e sempre compareço e presido as assembléias.
Até tentei fazer alguma propaganda da minha velha lojinha, mas tive que fechar.
Mas como não entreguei o prédio, ainda guardava os velhos e empoeirados pacotes de amor, e como sempre sonhei e vendi sonhos, em um dia frio de Novembro, chegou uma resposta " 'a minha antiga propaganda".
Alguém querendo comprar um pacote de amor!!!!
Que raridade mais antiga e fiel!
Como a loja estava fechada, tive que atender particular e pessoalmente.
E para minha sorte; tudo que havia guardado há anos serviu como uma luva.
Pude resolver os problemas fiscais, a mobília não mais pareceu tão velha, o balcão reparando bem, continuava lindo. O chão mesmo velho parecia novinho e brilhando.
A cliente que entrou sorrindo; vendi o pacote para esta que será, sempre, "a cliente especial".
Então, finalmente resolvi reabrir a loja com uma grande festa e anunciar novamente;
" Sob Nova Direção".

Marco Bosco
Tokyo 30/Nov/2008

No comments:

Post a Comment